Game Marketing: varejo investe em jogos para conquistar novos consumidores

By 5 de janeiro de 2022 março 24th, 2022 Blog, Tendência

O game marketing é uma maneira de promover produtos e serviços por meio dos jogos eletrônicos. E aí vale desde a criação de um novo game exclusivo da marca ou se inserir em jogos já consolidados. Para se ter uma ideia da dimensão que esse universo gamer pode oferecer para o setor do varejo, vale observar alguns números. Até 2022, há previsões de que a indústria dos games produza $196 bilhões de dólares. No Brasil, segundo pesquisa do Brasil Game Show (BGS) junto ao Instituto Datafolha, há um total de 67 milhões de consumidores de jogos eletrônicos. Diante desses números fica claro que as marcas não podem deixar de dialogar com esse público, e algumas já estão explorando essa estratégia. 

Veja Também: Varejo de serviços: tendência focada na necessidade do cliente por agilidade e praticidade

Varejo brasileiro aposta em game

Os primeiros exemplos são brasileiros.  “O Boticário” idealizou a primeira ativação de uma marca de cosméticos brasileira no jogo Avakin Life, onde dá para criar um avatar e viver uma segunda vida – e aqui é possível observar o início do metaverso marcando presença! Na plataforma há possibilidade de entrar em uma loja e comprar produtos para serem entregues na casa do jogador pagando com os “boticoins”, a moeda virtual criada pela marca. Já a Renner, fast fashion brasileira, utilizou do jogo Fortnite para entrar no mundo dos games, se tornando a primeira varejista de moda a realizar ativações utilizando a plataforma. Batizado de Renner Play, o cenário do game é o mais próximo possível de uma unidade física da marca e conta com 10 minigames. Além de ter QR Codes espalhados pela loja que direcionam o jogador para seções do e-commerce da marca.

Renner Play

Novas formas de interagir com as marcas

Outro exemplo vem da marca de calçados Vans. Conhecida por seu “AUTHENTIC”, que é um tênis tradicional entre os skatistas, a marca lançou uma experiência interativa de skate na plataforma Roblox. O Vans World é um espaço virtual onde é possível praticar manobras de skate, customizar tênis e skates da marca, experimentar equipamentos virtuais e equipar seu avatar com produtos Vans. A Nike também decidiu adentrar no mundo do Roblox para criar o espaço digital “Nikeland”, permitindo também aos seus jogadores aparelhar os avatares com produtos Nike e criar seus próprios minigames. 

Vans World

Já na moda, por exemplo, as marcas de luxo estão usando plataformas e jogos já tradicionais para lançar coleções e produtos. Ainda em dezembro do ano de 2020, a Balenciaga lançou sua coleção de Outono de 2021 no jogo Afterworld: The Age of Tomorrow. No game, os jogadores embarcam em uma “jornada do herói” no ano de 2031, movendo-se por diferentes áreas —de uma loja Balenciaga pós-apocalíptica a uma floresta encantada. Ao longo do caminho, os jogadores encontraram avatares com looks da coleção. A Dior e Burberry lançaram coleções em desfiles transmitidos na plataforma de streaming de games Twitch. 

Veja Também: Games: uma indústria bilionária e cada vez mais inovadora

Game marketing para conscientizar ou divertir

E já imaginaram visitar o supermercado Carrefour no mundo virtual? Agora é possível! O mapa do Carrefour está no Fortnite, nele os jogadores são levados a uma loja ecológica que faz parte de uma iniciativa que estimula a população sobre os alimentos mais saudáveis e orgânicos. Para envolver ainda mais os jogadores, os itens de cura foram substituídos por vegetais, frutas e peixes. 

Carrefour no Fotnite

O McDonald ‘s também não ficou de fora dessa tendência e criou “O Méqui 1000”, o restaurante localizado na Avenida Paulista, dentro do “Minecraft” e do “The Sims 4”. Nele é possível fazer pedidos através de um QR Code que direciona o usuário para o MC Delivery. Vale lembrar que toda vez que a fachada do prédio real é modificada, lá nos jogos também rola a atualização. Enquanto isso, a Pizza Hut lança um jogo próprio. Nas próprias caixas de pizza é possível encontrar o “Pizza Pursuit”, um quiz envolvendo diversos temas, como esporte, lazer, artes, cinema e música, geografia e história que pode ser jogado sozinho ou em grupo.

Veja Também: Consumidores mais conscientes pressionam o mercado por mudanças

Lembrando que é possível conhecer mais sobre essa e outras tendências que estão impactando o varejo no Estudo “Futuro dos Mercados – edição Varejo”, lançado pela Mescla em parceria com Chama Publicidade e a Agência Yellow Kite. Para ter acesso ao projeto gratuitamente, é só clicar aqui.

Fale com a Mescla

Para saber como a Mescla pode te ajudar, entre em contato através do nosso Whatsapp clicando aqui.  E se quiser receber a nossa mistura mensal de tendências e inovação, é só assinar a news.

 

*Imagem em destaque: Universo game – O Boticário