fbpx Skip to main content

Iniciativas de gamificação que educam para a vida

By 25 de janeiro de 2024Blog

O mercado dos games está em crescimento, inclusive uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência Statista prevê que em 2024 essa indústria superará os 282 bilhões de dólares em receita. Além disso, uma pesquisa da Newzoo, consultoria de dados especializada no setor de games, apontou que existem pelo menos 3,3 bilhões de jogadores em todo o mundo. Portanto, apostar na gamificação para ensinar lições importantes da vida real é um caminho aparentemente promissor que as marcas estão escolhendo para capturar a atenção das pessoas nos dias atuais. Gamificação

Ouça esse texto aqui

Um exemplo desse movimento foi feito pelo jogo Fortnite, que usou sua plataforma para falar sobre a visibilidade dos povos indígenas. Desenvolvido para a ONG SOS Amazônia, a plataforma criou o primeiro mapa de terras indígenas que traz para o mundo virtual os desafios do mundo real enfrentados pelas comunidades indígenas, como o combate a incêndios florestais e a obstrução da extração ilegal de madeira. O objetivo da iniciativa foi traduzir o que parece ser problemas abstratos para muitos jogadores ao redor do mundo em uma linguagem que todos pudessem entender. Gamificação

Outro exemplo vem da marca americana Elf Cosmetics, que lançou uma experiência no Roblox chamada Elf UP! em que os usuários são levados a uma jornada dinâmica e personalizada para se tornarem empreendedores de sucesso e agentes de mudança cultural. No game, eles criam startups de sonho que representam lugares e causas com as quais eles mais se importam. A experiência promove um nível avançado de auto expressão ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades para a vida, como alfabetização financeira e aumenta a consciência social. O foco dessa experiência é a geração Z.

Imagem retirada do site Roblox

Numa pegada mais voltada para a saúde e cuidados com a pele, a marca de produtos dermatológicos La Roche-Posay, anunciou sua entrada no mundo dos games, com ações nos jogos The Sims e Minecraft. Em parceria com a Take4Games, a iniciativa tem caráter educacional e busca destacar a importância do uso diário do protetor solar. Gamificação

Veja também: Jogos eletrônicos impulsionando a economia

E não é só nos jogos virtuais que essa gamificação educacional está ganhando espaço. Recentemente, o Nubank lançou o Jogo da Vida Nu, uma versão do famoso Jogo da Vida. O jogo foi criado em parceria com a Estrela, grande fabricante nacional de brinquedos. Ao jogar o Jogo da Vida Nu, os usuários irão aprender sobre educação financeira de uma forma mais lúdica e estratégica, a interface do jogo foi pensada no portfólio de serviços e produtos do Nubank. Além das tradicionais casas do tabuleiro, os participantes poderão também investir em ações, contratar seguros, criar Caixinhas, ou até mesmo comprar criptomoedas.

Imagem retirada do site da Agência Pum

Gamificação

 

Imagem retirada do site SERPRO

Uma outra iniciativa que é focada em estudantes do ensino fundamental é o “SerDigi”. Um jogo de tabuleiro que tem o intuito de trabalhar a  importância da privacidade, estimulando que o jogador tenha um olhar mais atento aos riscos cibernéticos e ao decorrer das fases compreenda a importância de proteger  os dados pessoais e também respeitar a LGPD. O jogo é gratuito e pode ser baixado pela página do SerDigi. Gamificação

 

Imagem retirada do site Nivelamento Online

Veja também: O poder das Inteligências Artificiais Generativas

Até aqui foram exemplos de gamificação, tanto virtuais como físicos, que buscam ensinar de forma palpável lições para a vida. Mas vale também destacar um jogo, que funciona no computador ou aplicativo, desenvolvido para estimular a aprendizagem dos estudantes para o Enem. O jogo, chamado de Nivelamento Online, tem a proposta de fazer com que o público seja imerso em uma realidade espacial onde cada galáxia representa um tema específico da prova do Enem e as constelações abrigam subtemas, seguidos por planetas que funcionam como “fases”. A progressão no jogo faz com que os jogadores subam de categorias. Dentro da plataforma existem duas modalidades diferentes, single player, para aqueles que preferem desafios individuais, e multiplayer, onde os jogadores podem competir entre si. E para quem não vai fazer o Enem  mas quer testar seus conhecimentos, existe um modo de variedades para o público geral.

Fale com a Mescla

Para saber como a Mescla pode te ajudar, entre em contato através do nosso Whatsapp clicando aqui.  E se quiser receber a nossa mistura mensal de tendências e inovação, é só assinar a news.